Projetos e serviços

Todas essas atividades têm como objetivo principal oportunizar para crianças e adolescentes que não têm acesso às políticas públicas, aos meios de cultura, proporcionando-lhes apoio, diversão, entretenimento, formação e informação, bem-estar físico, mental e social, preencher o tempo ocioso com acesso a diversas formas de linguagem fazendo com que se sintam mais valorizados e confiantes de seus talentos, que descubram e desenvolvam suas habilidades.

Casa-Lar

O Lar de Marcos abriga 29 crianças e adolescentes em sua casa-lar. São crianças de zero a 18 anos. São todos encaminhados pela Vara da Infância e/ou Conselhos tutelares. São crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As causas dos abrigamentos são negligência, abandono e violência doméstica. As crianças são acolhidas, amparadas e educadas até retornarem para suas famílias ou adotadas.

Projeto BoLAR A Vida

Projeto atende um público de 6 a 18 anos, une escolas publicas, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, com o objetivo de criar uma rede visando potencializar as atividades do esporte educativo como forma de promoção de crianças e adolescentes na construção do seu futuro. Os 100 participantes praticam futebol. Suas famílias participam através de encontros, palestras, oficinas de geração de renda.

Projeto SolSocial

Instalado na Casa-Lar uma Usina de Energia Solar, por um grupo de engenheiros voluntários, com o objetivo de levar sustentabilidade, gerar economia e educação ambiental para as crianças/adolescentes institucionalizados.

Acompanhamento Escolar

Proporcionada por uma equipe de professores habilitados, todos voluntários, que atendem as crianças/adolescentes institucionalizados, todos os dias.

Alfabetização de Adultos e Idosos

O participantes são moradores da comunidade do entorno e frequentam as aulas de segunda a quinta-feira das 18:00 às 21:00 horas e além dos materiais , didádicos, pedagógicos , recebem alimentação.

Aulas de Capoeira

25 crianças, adolescentes e jovens do Lar e da comunidade participam, e o Mestre é voluntário, e morador da Comunidade.

Oficina de teatro e dança

As crianças/adolescentes criam tambores, com produtos recicláveis, assim desenvolvem a criatividade e a coordenação motora, o ritmo e aprendem a compartilhar com os colegas. Aprendem dançar e a tocar os tambores com músicas do nosso folclore. Essas atividades elevam a autoestima à medida que transformam sucata em arte e, a partir desse trabalho, novos hábitos vão sendo incorporados como a reciclagem do lixo e a preservação do meio ambiente.

Bazar

Todo segundo sábado de cada mês, acontece o bazar de roupas, brinquedos, eletrônicos e móveis no Lar de Marcos. O bazar funciona das 14 às 17 horas e atende principalmente a comunidade em torno do Lar de Marcos, com produtos vendidos a preços bem reduzidos.

Interessados em doações de produtos, podem encaminhá-los para a instituição durante o horário comercial ou se preferir, podemos recolhê-lo no local. Por favor, entre em contato com nossa secretaria para mais informações

Auditório Multifuncional

Com 250 m2 de área construída, compreende um auditório com capacidade para 120 lugares, 1 camarim, 2 salas de apoio para oficinas e treinamentos, com toaletes e hall. Em 2016 já foi utilizado para peça de teatro, dança, palestras, cursos de geração de renda, reuniões de trabalho e beneficia toda a comunidade.

Orientação religiosa

Doutrina Espírita
Reuniões internas às segundas,quartas e sábados
Abertas ao público: Quintas-feiras das 19 às 21:00hs
E sábado das 9:00 às 11 horas