Histórico
A Instituição Espírita Lar de Marcos é uma Entidade Social, sem fins econômicos, sem vínculos partidários, fundada em 1968 pelas irmãs Ofélia e Maria Efigênia de Carvalho, brasileiras, já falecidas. É composta por um Conselho Fiscal e dirigida por uma Diretoria Executiva.
A Instituição tem por objetivo amparar, acolher e educar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e também contribuir para o desenvolvimento da comunidade em seu entorno, através de ações que levem à minimização da evasão escolar, elevação do nível de escolaridade de crianças e adolescentes, de jovens e adultos, protagonismo juvenil e empoderamento comunitário.
As ações buscam promover o crescimento do ser humano através da arte, cultura, educação, esportes, geração de trabalho e renda e apoio social, atuando junto a famílias em situação de vulnerabilidade social, para que através do autoconhecimento, tornem-se autossuficientes.
Em 2016 já atendeu em sua sede, 180 pessoas de 0 a 80 anos e centenas de pessoas na cidade de Contagem/MG, através de parcerias com a Secretaria Municipal de desenvolvimento Social e Habitação,
Sua manutenção conta com com recursos do governo municipal, de doações espontâneas de pessoas físicas e jurídicas e do TJMG/CNJ no Projeto BoLAR a Vida – Atende 100 crianças/adolescentes da comunidade e da Casa-Lar. E mantém um curso de Alfabetização de adultos e idosos com 15 alunos.
Nossos títulos e certificações
- Utilidade pública Municipal
- Utilidade Pública Estadual
- Utilidade Pública Federal
- Título de Entidade Beneficente (CEBAS)
Registrados nos seguintes conselhos:
- Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
- Conselho Municipal do Idoso
- Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Contagem
- Conselho Estadual de Desenvolvimento Social – SEDESE
- Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS